Presença de proteína na urina - o que pode ser? - Laboratório Hemolab

  • 13 de Junho de 2016
  • 82002

Quando existe na urina uma quantidade acima do normal de proteína chamamos de proteinúria. 
A presença de proteína na urina indica sim uma anormalidade, porém pode ocorrer em adultos que não estejam doentes. 
Vejamos o que diz o site Lab Tests: 

plasma, a porção líquida do sangue, contém diversas proteínas diferentes. Uma das funções dos rins é a conservação das proteínas plasmáticas, de maneira que não sejam excretadas quando a urina é produzida. Há dois mecanismos que normalmente impedem que as proteínas passem para a urina: (1) os glomérulos representam uma barreira que mantém a maioria das proteínas plasmáticas maiores dentro dos vasos sanguíneos, e (2) as proteínas menores - as quais podem passar por essa barreira - são quase inteiramente reabsorvidas pelos túbulos renais. Veja detalhes adicionais sobre os rins e seu funcionamento no link Como Funcionam os Rins.
A presença de proteína na urina pode acontecer quando acontece algum dano aos glomérulos ou aos túbulos renais. Em casos de inflamação ou cicatrizes nos glomérulos, pode fazer a proteína e até mesmo hemácias e leucócitos na nossa urina. 

Pessoas normais podem apresentar proteinúria, muitas vezes causada por estresse, febre, terapia com aspirina, exposição ao frio. Algumas pessoas excretam mais proteínas na urina quando estão de pé do que quando estão deitadas (é chamado de Proteinúria Ortostática), mas isto é raro de acontecer quando se tem mais de 30 anos.

Como saber se estou com proteinúria? 
Basta fazer um exame de urina, o tipo I, também conhecido como EAS, elementos sedimentares da urina. 


Presença de proteína na urina: como tratar?

A proteinúria é causada por alguma normalidade. Logo, é necessário uma varredura médica, com o auxílio de outros exames para descobrir a causa. descobrindo a causa, pode-se resolver o problema. 

Pessoas com diabetes, hipertensão, devem controlar suas doenças para que o nível de proteína se normalize no organismo. 

Comente pelo Facebook:
Pesquisa:
Outras Postagens:

Laboratório Hemolab - 1994 - 2021 | Todos os direitos reservados!

Site orgulhosamente desenvolvido pela Agência WEBRR